6 Dúvidas sobre a Quiropraxia

12/9/2016

Como é um tratamento novo no Brasil, muitas pessoas tem dúvidas sobre a Quiropraxia. Separamos as perguntas mais pertinentes sobre o assunto e respondemos para você.

1. O que é a Quiropraxia? A Quiropraxia é uma profissão na área de saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas do sistema neuro-músculo-esquelético, ou seja, ao tratamento de problemas das articulações, músculos, tendões, nervos e outras estruturas, bem como os efeitos destas alterações sobre a saúde em geral.

2. Quais os principais problemas tratados pela Quiropraxia? Dores na coluna lombar, hérnia de disco, dor ciática, dores no pescoço, dores de cabeça, tensão muscular, restrições a movimentação e dores nas articulações do ombro, cotovelo, joelho, tornozelo e pé.

3. Qual a causa desses problemas? As atividades comuns do dia a dia, os movimentos repetitivos e posturas viciosas podem fazer com que as articulações do nosso corpo, principalmente da coluna vertebral, percam seu alinhamento ou movimento normal. Isto é chamado de disfunção articular ou complexo de subluxação vertebral. Com o tempo, estas alterações podem afetar as vértebras, músculos e a função do nervo que passa entre as vértebras, além de poder levar a alterações degenerativas como a osteoartrose, por exemplo.

4. Qual a idade ideal para o tratamento? Pessoas de todas as idades podem se beneficiar do tratamento com a Quiropraxia desde recém-nascido até pessoas de idade bastante avançada. O tratamento, entretanto, é adequado a cada paciente com o emprego de técnicas específicas para cada idade.

5. Como é feito o tratamento? O tratamento é feito com dois objetivos: corrigir e previnir problemas articulares. Tendo sido feito o diagnóstico, é definido um plano de tratamento apropriado a cada condição. Existem diversas técnicas que foram desenvolvidas para restaurar a movimentação articular. O ajustamento, quando indicado, é muito específico e indolor. Com isto, normalmente, observa-se uma diminuição importante da dor, relaxamento muscular, aumento da mobilidade e restauração da função articular. Técnicas específicas para o tratamento das alterações musculares, como Trigger Points (ou “pontos gatilhos”) podem ser empregadas.

6. Quais são os riscos? Como todo método terapêutico, os tratamentos realizados pelos quiropraxistas tem indicações e contra-indicações precisas. Quando realizados por profissionais qualificados os riscos são extremamente reduzidos. Ao procurar um quiropraxista certifique-se que ele/ela possua uma formação compatível com os padrões preconizados internacionalmente.

Ana Carolina Andreis

Formada na Universidade Feevale, estudou 5 anos para ser Quiropraxista.

Gaúcha, está atualmente em Cascavel no Paraná ajudando as pessoas a terem melhor qualidade de vida

OUTROS CONTEÚDOS
Ver todas dicas do blog
Alguma dúvida? Fale com a Ana.
Obrigado pelo contato.

A Ana logo responderá para você.
Caso seja urgente, manda uma mensagem no Whats (45) 99151-4020.
Oops! Something went wrong while submitting the form
Receba dicas para Aliviar
as Dores nas Costas
Receba a primeira dica:
A maneira certa de utilizar o celular.
Suas informações estão seguras.
FECHAR