O que causa a hérnia de disco?
A nossa coluna vertebral é formada por um conjunto de vértebras que são separadas por discos intervertebrais. Esses discos são formados pelo anel fibroso e núcleo pulposo.
É o disco que absorve impacto e garante a mobilidade natural da coluna, ele é o responsável pelo deslizamento das vértebras. Qualquer alteração do disco pode prejudicar a mecânica da coluna. Hérnia de disco é quando o núcleo pulposo passa através do anel fibroso.
Para facilitar, vamos imaginar um ovo frito, o anel fibroso é a clara, enquanto a gema representa o núcleo pulposo. A hérnia pode ser protrusa, extrusa ou sequestrada.
Essa lesão no disco pode correr devido a genética, traumas, inclinar e girar o tronco freqüentemente, lesão repetitiva e levantar peso.
Os sintomas são dores no local da lesão do disco, podendo causar dor irradiada para o corpo. Quando a hérnia é na região cervical (pescoço) a dor irradia para braços e mãos. Quando a hérnia for na região lombar pode ocorrer irradiação para os glúteos, pernas e pés. O paciente pode sentir formigamento e dormência nos membros inferiores ou superiores. Em casos graves ocorre perda da força e da sensibilidade.
A hérnia de disco em alguns casos, como genética, não pode ser evitada mas na maioria das vezes ela é causada por erro do paciente. Evite levantar peso, faça atividade física, não fume, não faça esforços repetitivos, não gire e incline seu tronco, cuide da postura e faça Quiropraxia.
Com a quiropraxia você trata e previne a hérnia de disco. Cuide da sua coluna, ela é única e quando com lesão pode te incomodar muito.