O que causa a hérnia de disco?

12/9/2016

A nossa coluna vertebral é formada por um conjunto de vértebras que são separadas por discos intervertebrais. Esses discos são formados pelo anel fibroso e núcleo pulposo.  

É o disco que absorve impacto e garante a mobilidade natural da coluna, ele é o responsável pelo deslizamento das vértebras. Qualquer alteração do disco pode prejudicar a mecânica da coluna.  Hérnia de disco é quando o núcleo pulposo passa através do anel fibroso. 

Para facilitar, vamos imaginar um ovo frito, o anel fibroso é a clara, enquanto a gema representa o núcleo pulposo. A hérnia pode ser protrusa, extrusa ou sequestrada. 

Essa lesão no disco pode correr devido a genética, traumas, inclinar e girar o tronco freqüentemente, lesão repetitiva e levantar peso.  

Os sintomas são dores no local da lesão do disco, podendo causar dor irradiada para o corpo. Quando a hérnia é na região cervical (pescoço) a dor irradia para braços e mãos.  Quando a hérnia for na região lombar pode ocorrer irradiação para os glúteos, pernas e pés. O paciente pode sentir formigamento e dormência nos membros inferiores ou superiores. Em casos graves ocorre perda da força e da sensibilidade. 

A hérnia de disco em alguns casos, como genética, não pode ser evitada mas na maioria das vezes ela é causada por erro do paciente. Evite levantar peso, faça atividade física, não fume, não faça esforços repetitivos, não gire e incline seu tronco, cuide da postura e faça Quiropraxia. 

Com a quiropraxia você trata e previne a hérnia de disco. Cuide da sua coluna, ela é única e quando com lesão pode te incomodar muito. 

Ana Carolina Andreis

Formada na Universidade Feevale, estudou 5 anos para ser Quiropraxista.

Gaúcha, está atualmente em Cascavel no Paraná ajudando as pessoas a terem melhor qualidade de vida

OUTROS CONTEÚDOS
Ver todas dicas do blog
Alguma dúvida? Fale com a Ana.
Obrigado pelo contato.

A Ana logo responderá para você.
Caso seja urgente, manda uma mensagem no Whats (45) 99151-4020.
Oops! Something went wrong while submitting the form
Receba dicas para Aliviar
as Dores nas Costas
Receba a primeira dica:
A maneira certa de utilizar o celular.
Suas informações estão seguras.
FECHAR