Dores na gravidez
A gestação é um período lindo e de grandes alterações na vida da mulher, onde ocorrem inúmeras mudanças biomecânicas e hormonais. O centro de gravidade da gestante muda, ocorre o crescimento do útero e o aumento do peso e das mamas. Essas mudanças podem trazer desconforto e dor para as nossas futuras mamães.
É muito comum as gestantes apresentarem alguns sintomas relacionados ao sistema musculoesquelético, e isso pode permanecer após a gestação. As principais dores neste período são as lombalgias (dor na coluna lombar) e síndromes do túnel do carpo, o que causa um formigamento nas mãos e nos punhos.
Estes incômodos são consequência do peso da barriga, conforme a gestação avança. Para sustentar o corpo, é natural que a mulher mude seu eixo, projete o tórax para a frente e afaste as pernas. É uma nova posição que o corpo encontra para se equilibrar, e isso, força bastante a região lombar.
Devido a essas dores a gestante pode apresentar limitações de movimento, redução do ritmo de trabalho, afastamento do trabalho e dificuldade de realizar as tarefas do nosso cotidiano. Em alguns países, o afastamento do trabalho por dores na coluna durante a gestação, são em média, de sete semanas para cada gestante.
Por isso, é importante que a mulher grávida faça o acompanhamento pré-natal e procure tratamentos não-invasivos para aliviar as dores nas costas. Como forma de tratamento sem medicamentos e cirurgias, a Quiropraxia é indicada para as gestantes que sofrem com essas dores.
A Quiropraxia realiza a promoção da saúde através de técnicas manuais que aliviam as dores e trazem uma sensação de relaxamento. Além disso, aumenta a probabilidade de um parto natural bem-sucedido.
A gravidez é um dos momentos mais importantes da vida da mulher, por isso, deve ser tratado com cuidado e atenção para garantir o bem-estar do bebê e da gestante.