4 Dicas para evitar a hérnia de disco
As lombalgias e as hérnias discais estão entre as principais causas de aposentadoria por invalidez. Vamos explicar o que é e como evitar essas lesões para viver melhor.
O que é? A hérnia discal é a projeção da parte central do disco intervertebral pra fora do seu espaço normal. Na prática, o disco intervertebral funciona como "amortecedor" do impacto entre os ossos da coluna. Com o desgaste deste disco, a estrutura se desloca podendo comprimir os nervos da região. A hérnia discal pode ocorrer por causa de traumas (quedas e acidentes), esforços ao levantar cargas pesadas, genética e envelhecimento.
Como sei que tenho hérnia de disco?
Hérnia cervical: Os principais sintomas são formigamento nos braços, fraqueza nos membros superiores, dor no pescoço, nos ombros e na escápula.
Hérnia lombar: Dor no quadril e lombar, irradiando-se para a panturrilha e o tornozelo. Aumento da dor ao sentar e levantar peso e dificuldade para andar.
Como evitar a hérnia de disco?
1. Evite levantar peso excessivo do chão com os joelhos esticados.
Muitas pessoas levantam objetos pesados do chão com os joelhos esticados. Isso força duas vezes mais a coluna, aumentando os riscos de lesão. Caso tenha que levantar algum peso do chão, dobre os joelhos e agache para não prejudicar a sua coluna.
2. Cuide da sua postura.
Uma postura incorreta causa sobrecarga na coluna aumentando o impacto nos discos intervertebrais.
3. Tome bastante água.
Cerca de 70% a 90% do disco intervertebral é composto por água. Por isso é tão importante tomar água durante o dia para deixa-lo hidratado.
4. Fazer atividade física.
É importante fazer atividade física para fortalecer os músculos. Assim a sua coluna não trabalha sozinha e diminui os riscos de lesões.
5. Evite movimentos repetitivos na coluna.
Os movimentos repetitivos causam pequenas lesões na coluna que podem se agravar com o tempo.